quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Estratégias Cognitivas e Metacognitivas na aquisição de leitura

Estratégias Cognitivas e Metacognitivas na aquisição de leitura

In: KATO, Mary A. O aprendizado da leitura. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007, p. 123-138.

  • Definição: COGNITIVO: referente a conhecimento; intelectivo = intelecto, entendimento. Saber adquirido. METACOGNITIVO: quando o estudo, conhecimento é especificado, aprofundando o estudo em algo. Define conceitos.
  • Há duas fases do desenvolvimento do conhecimento; uma fase de desenvolvimento automático e inconsciente e uma em que se observa um aumento gradual ao controle ativo desse conhecimento.
  • Cognitivo, pode-se dizer que é o que fazemos “automaticamente” metacognitivo seria a “desautomatização”
  • Quando em uma fala ou tradução, por exemplo, o locutor pronuncia algo errado e no instante em que percebe isso e ele mesmo corrige-se, podemos dizer que é uma estratégia cognitiva.
  • Estratégia cognitiva faz a correspondência entre a ordem linear do texto e a ordem temporal dos eventos.
  • Existe dentro das estratégias cognitivas o chamado Princípio da coerência, que tem três níveis: 1º: tem a ver com o objetivo do autor de efetuar com o texto alguma mudança no mundo. 2º tem a ver com o que o autor objetiva fazer em algum lugar do texto. 3º tem a ver com o uso recorrente de uma mesma fatia de informações no texto.
  • Criança lê o texto sem objetivo prévio atendendo apenas as questões que a escola impõe.
  • Papel da escola é oferecer condições para o desenvolvimento de ambas estratégias do conhecimento: cognitivas e metacognitivas
  • Uma boa estratégia para desenvolver a metacognição na criança, é mesclar atividade oral com a atividade escrita, pois a criança tem maior domínio da atividade oral do que a da escrita.

1 comentários:

larissa Seechis disse...

Amor, só tenho a essas palavras que nunca me deixaram sozinha...verbo, aquele capaz de transformar o mundo, trazendo sonhos e fazendo a realidade se transformar
''estudante de letras''

Postar um comentário